Animação Sociocultural em indivíduos com NEE
O conceito de educação especial, remonta-nos para um tipo de educação diferente que está direccionada para a criança que é diagnosticada uma deficiência, incapacidade, possuidores de algum défice ou handicap que os apresenta como diferentes dos restantes.
O deficiente mental é o individuo que tem uma maior ou menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptações que lhe permitam seguir o processo regular de aprendizagem.
A Animação Socicultural, é deste modo uma mais valia para a integração dos indivíduos com NEE em contexto social.
Segundo o autor Avelino Bento (2003), a Animação poderá ser "...hipótese de um método organizativo de lazer associado às técnicas da recreologia, poderá funcionar numa lógica universal de ocupação de tempos livres. O poder ser potencialmente, um movimento social de emancipação de massas, conducente a uma expressão popular, poderá corresponder ao desejo de definição estética de um quadro contextualizado de artistas e intelectual. O poder funcionar como um sucedâneo de ideologia participativa na direcção de uma evolução social sem conflitos ou como um instrumento de subversão, tem hipóteses de poder ser um instrumento com função da regulação social, privilegiado pelos cientistas sociais e políticos." (p. 119).
No que diz respeito ao âmbito de actuação da nossa intervenção, entendemo-la, como uma animação estimulativa pois, segundo o autor Marcelino de Sousa Lopes, " animação estimulativa recorre a uma metodologia que visa a que idosos preservem a sua capacidade de interacção, acedam à participação na vida comunitária (...)".
Designa-se como " um conjunto de técnicas e metodologias que têm a finalidade de potenciar os processos de normalização das actividades da vida quotidiana da pessoa, de provocar o desenvolvimento das capacidades preservadas e ao mesmo tempo ajudar a recuperar as perdidas" . 4
A animação estimulativa deve proporcionar ao indivíduo os meios e os instrumentos para que este se possa relacionar com o meio de forma a potenciar processos de interacção com outras pessoas. Ainda a referir que "a animação estimulativa tem a finalidade de conferir dignidade à pessoa desenvolvendo lhe a capacidade relacional e os meios para que possa participar, decidir, optar. Age a partir dos seguintes postulados: conceito pessoa; conceito meio; participação". (Lopes, pág.331)
A animação estimulativa deve proporcionar ao indivíduo os meios e os instrumentos para que este se possa relacionar com o meio de forma a potenciar processos de interacção com outras pessoas. Ainda a referir que "a animação estimulativa tem a finalidade de conferir dignidade à pessoa desenvolvendo lhe a capacidade relacional e os meios para que possa participar, decidir, optar. Age a partir dos seguintes postulados: conceito pessoa; conceito meio; participação". (Lopes, pág.331)
Em suma: " a Animação Sociocultural e estimulativa: centra os seus objectivos no desenvolvimento de capacidades de relacionamento das pessoas com o meio, potenciando os processos de interacção com os outros, na busca de superação de problemas e na tentativa de se vencer o desânimo, estimulando o que há de positivo na vida." (Lopes, pág.331)
Neste sentido, este projecto de intervenção contribui, para que, os destinatários se relacionem de uma forma directa coma a natureza, explorando a mesma nas diversas actividades que temos para lhes oferecer, fomentando assim, a participação dos mesmos de uma forma directa.
"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais". (Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)
O projecto “Um Sorriso de Criança”, é um projecto social, implementado na instituição CERCIPortalegre. Este projecto visa promover a socialização e a interacção dos utentes com a natureza, neste sentido pretendíamos levar os utentes mais autónomos da instituição à Quinta Pedagógica do Marimbo. Assim como, actividades onde pretendemos trabalhar com os utentes a motricidade fina, bem como a capacidade cognitiva.
Todos Diferentes Todos Iguais
Todos diferentes, todos iguais,
Essa é uma grande verdade,
Mas porque não respeitramo-nos como tais!
Todos temos uma identidade,
Todos vivemos uma realidade,
Todos temos uma cultura,
Entre nós há sempre algo que perdura,
Uma semelhança, um olhar,
Um sorriso, um suspirar,
Todos sentimos alegria e tristeza.
Então digam-me lá
E respondam com certeza,
Que têm uns a mais,
Que olham outros como desiguais?
Eles sorriem, eles choram,
E com a sua inocência,
Também nos adoram...
São iguais a nós e gostam de carinho,
Vamos olhar para a deficiência
E não a ver como o fim do caminho,
Já pensaste ser assim,
Sentires-te afastado e sozinho?
Estas a tempo de pensar um bocado
E mudar este desenho mal traçado.
Nuno Azeitona, 16/06/2011
CERCIPortalegre
A CERCIPortalegre é uma cooperativa de educação e reabilitação de crianças inadaptadas com sede em Portalegre, motivo pelo qual escolhemos esta instituição.
A sua sede localiza-se no antigo convento de S. Francisco, construção do século XII, pertencente ao Ministério do Exército, tendo integrada os Serviços Administrativos – Financeiros, das Respostas Sociais: Valência Educativa (VE), do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e do Lar Residência de S. Francisco.
A sua sede localiza-se no antigo convento de S. Francisco, construção do século XII, pertencente ao Ministério do Exército, tendo integrada os Serviços Administrativos – Financeiros, das Respostas Sociais: Valência Educativa (VE), do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e do Lar Residência de S. Francisco.
A sua missão...
A CERCIPortalegre tem como missão:
• Prestar serviços de qualidade que satisfaçam as necessidades e expectativas dos utentes contribuindo para uma boa qualidade de vida.
• Promover a solidariedade social promovendo actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidades nas diversas áreas.
• Visa a defesa dos direitos individuais e de cidadania nomeadamente no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades.
Apostando, deste modo, na qualificação, sensibilização e motivação dos colaboradores.
• Prestar serviços de qualidade que satisfaçam as necessidades e expectativas dos utentes contribuindo para uma boa qualidade de vida.
• Promover a solidariedade social promovendo actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidades nas diversas áreas.
• Visa a defesa dos direitos individuais e de cidadania nomeadamente no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades.
Apostando, deste modo, na qualificação, sensibilização e motivação dos colaboradores.
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