1ºDia de Intervenção
O primeiro dia do projecto decorrerá no dia 13 de Junho, onde se irá realizar a visita à Quinta Pedagógica do Marimbo, no decorrer da manhã, com visita guiada pela Quinta Pedagógica, onde os utentes poderão desfrutar das diversas actividades, tais como o passeio a cavalo oferecido pela mesma.
2ºDia de Intervenção
O segundo dia do projecto decorrerá no dia 14 de Junho, onde trabalharemos o aspecto cognitivo e mental dos utentes, sendo assim, iremos proceder à elaboração de tarefas complementares da visita à Quinta Pedagógica, onde pretendemos trabalhar com os utentes a motricidade fina, bem como a capacidade cognitiva.
Deste modo após a apresentação de um filme acompanhado por alguns sons alusivos à visita da Quinta Pedagógica para que possam relembrar de alguns aspectos, pediremos aos utentes, para que tentem desenhar aquilo que mais gostaram, e seguidamente proceder à colagem de fotografias tiradas na Quinta, numa folha de papel de cenário enfeitada com digitinta.
"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais". (Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)
O projecto “Um Sorriso de Criança”, é um projecto social, implementado na instituição CERCIPortalegre. Este projecto visa promover a socialização e a interacção dos utentes com a natureza, neste sentido pretendíamos levar os utentes mais autónomos da instituição à Quinta Pedagógica do Marimbo. Assim como, actividades onde pretendemos trabalhar com os utentes a motricidade fina, bem como a capacidade cognitiva.
Todos Diferentes Todos Iguais
Todos diferentes, todos iguais,
Essa é uma grande verdade,
Mas porque não respeitramo-nos como tais!
Todos temos uma identidade,
Todos vivemos uma realidade,
Todos temos uma cultura,
Entre nós há sempre algo que perdura,
Uma semelhança, um olhar,
Um sorriso, um suspirar,
Todos sentimos alegria e tristeza.
Então digam-me lá
E respondam com certeza,
Que têm uns a mais,
Que olham outros como desiguais?
Eles sorriem, eles choram,
E com a sua inocência,
Também nos adoram...
São iguais a nós e gostam de carinho,
Vamos olhar para a deficiência
E não a ver como o fim do caminho,
Já pensaste ser assim,
Sentires-te afastado e sozinho?
Estas a tempo de pensar um bocado
E mudar este desenho mal traçado.
Nuno Azeitona, 16/06/2011